quinta-feira, 15 de abril de 2010

RECEITAS DA VOVÓ PARA PLANTAS:

Receita contra carrapato em animais:
 
Preparado de Erva Cidreira (Capim Limão) c/álcool
 
Preparo: apanhar folhas e talos do capim limão, esmagar até obter caldo esverdeado, acrescentar 100 ml de álcool para fixar as propriedades ativas. Deixar descançar por 24 horas, acrescentar 1 litro de água + 2 colheres de sal, mexer e depois pulverizar sobre o carrapato. No dia seguinte os carrapatos começarão a secar e haverá queda dos mesmos. O efeito residual é longo. Fonte: Programa Globo Rural.
 
Tomilho contra lagartas, percevejos e pulgas
 
Plantado junto ao repolho , o tomilho (Thymus vulgaris) repela a lagarta das folhas. Também tem ação contra percevejos e pulgas.
 
Protocolo: Para afugentar percevejos e pulgas, moa as folhas secas e polvilhe-as sobre as plantas e o solo.
 
Tagetes ou cravo-de-defunto contra nematoide e broca do tomate
 
O cravo-de-defunto (Tagetes patula) quando plantado em hortas, jardins ou pomares, repele insetos e mantém o solo livre de nematóides. Plante tagetes junto aos tomateiros para evitar a broca do tomate. Quando usada como cama para cães, ela afungenta pulgas.
 
Protocolo: Para repelir insetos, macere folhas e flores e coloque-as em álcool diluído em água por 12 horas. Para 200 g da planta macerada, utilize 1 litro de álcool. Neste caso, dilua o extrato em 15 litros de água e pulverize sobre as plantas atacadas.
 
Orégano contra pragas em geral
 
Os frutos da pimenta (Capsicum annuum) são repelentes de pulgões, cochonilhas e insetos em geral.
 
Protocolo: Coloque a pimenta numa vasilha e soque-a até triturar bem. Cubra com água e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, mexa bem e coe em um pano ralo ou coador para não entupir o pulverizador.
 
Manjericão contra moscas, mosquitos e besouro-da-batata
 
O manjericão (Oncimum basilicum) é um bom repelente de moscas e mosquitos se plantado perto da casa e é ótimo contra o besouro-da-batata.
 
Protocolo: Para combater pulgões e outros insetos, deixe as flolhas em água fria por 24 horas, em seguida, coe e pulverize a solução.
 
Hortelã contra ratos, formigas e insetos
 
A planta hortelã (Menta piperita) se plantada nas bordaduras dos canteiros, repele ratos, formigas além de insetos.
 
Protocolo: Ferva água junto com a erva, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as e desinfetando-as.
 
Fumo contra pulgões, cochonilhas e tripes
 
É um excelente inseticida natural contra pulgões, cochonilhas e tripes.
 
Protocolo: Pique o fumo (ideal é o fumo de rolo, não utilize o de cigarros). Deixe-o recoberto com água por 24 horas. Retire o líquido e misture-o com 4 partes de água. Use em pulverizadores.
 
Coentro contra ácaro e pulgão
 
A erva denominada como coentro (Coriandrum sativum) tem combate a ácaros e pulgões conforme a receita abaixo:
 
Protocolo: Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e o solo.
 
Cebola controla insetos
 
A cebola (Allium cepa) controla lagartas em beterrabas, broca e ferrugens em plantas, também combate pulgões:
 
Protocolo: Corte a cebola em fatias ou bata no liquidificador com água. Adicione meio litro de água. Borrife a mistura sobre as plantas 2 vezes ao dia num intervalo de 5 dias. Plante cebola perto da planta lantana ou cambará para repelir brocas.
 
Arruda no combate de Pulgões
 
As folhas de arruda (Ruta graveolens) são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis.
 
Protocolo: Ferva folhas durante 5 minutos. Deixe esfriar e pulverize as plantas.
 
Alho contra brocas, cochonilhas e pulgões
 
O Alho (allium sativum) pode ser utilisado contra brocas, cochonilhas, pulgões e ácaros. Quando plantado entre as roseiras, diminuii o ataque de pulgões.
 
Protocolo: Bata o alho no liquidificador com água (2 litros para cada dente). Em seguida pulverize as plantas atacadas. Não use sobre feijões, pois o alho inibe seu crescimento.
 
Citronela como inseticida
 
O perfume da Citronela (Cymbopogon nardus) é um repelente contra insetos. Visto que são elaboradas velas que quando acessas exalam um perfume que repelem os insetos.
 
Protocolo: Plante a espécie no jardim onde você quer repelir os insetos. É importante que a planta esteja no caminho percorrido pelo vento, para que seu perfume atinja os insetos.
 
Xixi de Vaca para Repelente de Insetos
 
Por possuir vários nutrientes, a urina é útil como fertilizante e, por causa do cheiro forte, atua como replente de insetos. Como fertilizante a urina precisa ser diluída 1% (1 litro de urina para 100 litrosde água) e fazer pulverizações semanais em hortaliças ou a cada 15 dias em frutíferas. Ou, ainda, no solo, junto ao pé da planta, diluída a 5% (5 litros de urina para 100 litros de água). A urina deve ser recolhida em um balde e guardada por três dias em um vasilhame fechado antes de ser usada. Pode ser guardada um ano em vasilhame fechado.

Nenhum comentário: