quinta-feira, 15 de abril de 2010

RECEITAS CASEIRA PARA PLANTINHAS!

Combate de pulgões com folhas de Alamanda
 
As folhas da trepadeira de grandes flores amarelas: Alamanda (Alamanda catharica) são ótimas para o para o combate de pulgões.
 
Protocolo: Ferva as folhas por 10 minutos, deixe esfriar e pulverize sobre a planta atacada. Tome cuidado ao manusear a alamanda porque ela é tóxica
 
Receita para o Controle do Tatuzinho em Hortaliças
 
O tatuzinho é uma praga que ataca as hortaliças e se alimenta de raízes, porém esta não se caracteriza por trazer grandes prejuízos no cultivo de hortaliças. Seu controle pode ser efetuado através de iscas conforme o protocolo abaixo.
 
Protocolo: 1 kg de farelo de trigo + 50 ml de melaço + 10 g de defensivo do grupo dos Carbamatos (menos agressivo).
Mistura-se os produtos com água necessária para formar uma massa (tipo bolo) Pegar a isca, colocar ao redor da planta. A noite Os tatuzinhos se alimentarão da isca, procedendo seu controle.
Outros insetos como: grilos, paquinhas e lagarta rosca também são controlados com a mistura. Fonte: Programa Globo Rural
 
Extrato de fumo no controle de pulgões
 
Insetos que sugam seiva das plantas. Existem de diversas cores. A maioria é desprovida de asas e vive em colônias.
 
Protocolo: Pulverize com extrato de fumo.
O extrato de fumo deve ser preparado se seguinte forma: Coloqeu um pouco do fumo de rolo picado  em uma tigela e cubra com álcool (líquido ou gel) Quando o fumo tiver absorvido todo o álcool, coloqeu novamente um pouco de álcool diluído em água. Deixe por 48 horas em local fresco.
 
Torça o preparado em um pano ralo e guarde-o em uma garrafa em local escuro.
 
Pulverize este extrato sobre toda a folha para espantar pulgões. Se desejar também combater cochonilhas, na hora de usar, misture cerca de um copo desse líquido com 100 g de sabão neutro derretido em água quente. Acrescente mais 10 litros de água, coe e pulverize.
 
Extrato de fumo contra brocas
 
São larvas que se alojam nas raízes de plantas formando galerias nos tecidos dos troncos.
 
Protocolo: Aplique injeções de extrato de fumo dentro dos orifícios  das galerias feitas pelas brocas nos troncos e e galhos. Logo em seguida, tampe a entrada com cera derretida.
 
O extrato de fumo deve ser preparado se seguinte forma: Coloqeu um pouco do fumo de rolo picado em uma tigela e cubra com álcool (líquido ou gel) Quando o fumo tiver absorvido todo o álcool, coloqeu novamente um pouco de álcool diluído em água. Deixe por 48 horas em local fresco.
 
Torça o preparado em um pano ralo e guarde-o em uma garrafa em local escuro.
 
Pulverize este extrato sobre toda a folha para espantar pulgões. Se desejar também combater cochonilhas, na hora de usar, misture cerca de um copo desse líquido com 100 g de sabão neutro derretido em água quente. Acrescente mais 10 litros de água, coe e pulverize.
 
Calda de Agave contra formigas
 
Para o combate contra formigas podemos utilizar folhas de  Agave.
 
Protocolo: Pegue três folhas de agave (Agave americana L. e Agave atrovirens), macere e misture com água. Depois é só localizar a entrada do formigueiro e despejar o preparado. Ele reduz o desenvolvimento das formigas dentro do próprio formigueiro.
 
Pimenta repelente de pulgão e cochonilha
 
Os frutos da pimenta (Capsicum annuum) são repelentes de pulgões, cochonilhas e insetos em geral.
 
Protocolo: Coloque a pimenta em uma vasilha e soque-a até triturar bem. Cubra com água e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, mexa bem e coe em um pano ralo ou coador para não intupir o pulverizador.
 
Extrato de fumo com pimenta contra lagartas
 
As lagartas são a fase jovem da borboleta. Todas são muito vorazes e algumas tem o hábito noturno.
 
Protocolo: Pulverize com extrato de fumo com pimenta sobre as lagartas. Outro cuidado é o esmagamento dos ovos nas folhas ou a catação manual das lagartas., com cuidado de usar luvas grossas para evitar queimaduras.
Numa garrafa de 1 litro, misture 50 g de fumo de rolo picado e pimenta malagueta. Complete com água e deixe repousar por uma semana. Dilua em 10 litros de água e pulverize. fonte: Revista Natureza
 
Controle do Mofo Branco ou Oídio da Roseira
 
Uma das doenças mais importantes da roseira é o Oídio. Esta doença ataca principalmente folhas, ramos novos e botões florais. Seu controle se dá através de podas da parte doente, recolhendo-se as folhas doentes e queimando-as. Cobre-se as partes podadas com pasta fungica.
Outra forma de controle é o uso de sulfato de cobre + enxofre, conforme veremos abaixo.
 
Protocolo: Para cada  litro de água , misturar 3 g de sulfato de cobre + 3 grama de enxofre.
Colocar os produtos em pequenas quantidades de água para a diluição. Depois juntar com o restante da água passando por  uma peneira para reter os resíduos sólidos dos produtos misturados para evitar o entupimento dos bicos na hora da pulverização. Mistura-se bem e faz-se a aplicação por cima e por baixo das folhas. Repete-se o mesmo procedimento a cada 15 a 20 dias.
Deve-se aplicar preventivamente mesmo sem o ataque da doença.
Este produto serve para o controle da pinta preta da roseira também.
Lembrando-se que o preparo e aplicação do produto deve ser efetuado com EPI (equipamento de proteção individual). Fonte: Programa Globo Rural

Nenhum comentário: