quinta-feira, 15 de abril de 2010

HORTA CASEIRA E SEGREDOS!

Mini-horta
Verduras, legumes, ervas e temperos em hortas caseiras, livres de agrotóxicos lhe parece uma boa idéia?  Pois é, além de ter alimentos livres de agrotóxicos, pode ser uma boa terapia, além de uma boa economia na feira. E é fácil!!
Se você conseguir as mudas já prontas é mais fácil. Caso contrário, pode comprar sementes de alface, escarola, cenoura, brócolis, couve-flor, tomate, e outros.Utilize a sementeira, que funcionam como berçário de hortaliças:

As sementes devem ser espalhadas em terra solta e adubada. Regue diariamente (em dias mais quentes, deve-se regar duas vezes por dia). Assim que enraizarem podem ser transplantadas para um pequeno recipiente, permanecendo ali por mais uma semana para só depois, irem pata o local definitivo.
O plantio deve ser feito com 20 cm de distância de uma muda para outra. A terra deve ser rica em nutrientes (enquanto espera para o plantio definitivo, aproveite para adubar a terra). Por fim, espere a sua horta crescer.

Cuidados:
A terra deve sempre estar rica em matéria orgânica, ou seja, muito bem adubada.
Proteja a sua horta de ventos fortes e geadas. Para isso, utilize abrigos naturais como proximidade de árvores, muros, ou mesmo um abrigo com sombrite.

Se ocorrer que a sua horta tenha pragas ou doenças, entre em contato conosco, para que possamos auxilia-lo no combate da forma mais natural possível, pois a finalidade é livrar-se dos agrotóxicos, não é mesmo??
Caso você ache meio complicado ou não esteja disposto a plantar a sua horta, é com imenso prazer que poderemos fazê-la para você.

Plantas que ajudam a espantar as pragas do jardim.

Alecrim
Afasta ratos, lesmas e pragas em geral Apenas plante-o no jardim ou na horta.
Arruda
As folhas são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis. Ferva as folhas durante cinco minutos. Deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.
Coentro
As sementes combatem ácaros e pulgões. Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.
Gerânio
Muito recomendado para hortas e jardins. Apenas plante-o no jardim, sua simples presença repele pragas.
Tomilho
Plantado junto ao repolho, repele a lagarta das folhas. Também tem ação contra percevejos e pulgas. Para afungentar percevejos e pulgas, moa as folhas secas e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.
Hortelã
Quando plantado nas bordaduras dos canteiros, repele ratos, formigas, além de insetos.
Capuchinha
As flores e folhas da capuchinha repelem insetos, como os pulgões, e realçam a cor e o aroma de espécies plantadas próximas dela. Apenas plante perto de árvores frutíferas ou de qualquer planta.
...
4. Retire sempre as flores murchas e galhos secos de suas plantas. As primeiras, quando presentes, propiciam a presença de fungos e outros bichinhos. Os galhos secos, por sua vez, retiram a força da planta. Sua retirada, portanto, revigora a planta e lhe dá mais força para crescer novamente. Aliás, este é fundamento para as podas.

5. Joaninhas vermelhas, centopéias, lagartixas, aranhas de jardim (exceto as armadeiras, que saltam ao rosto) e pássaros, são criaturas muito bem vindas no seu jardim. Elas se alimentam de pragas que atacam as folhas e solo. Por isso, embora seja desejável um jardim limpo, bem arrumado, a fim de evitar o aparecimento de pragas e doenças, procure sempre deixar algumas folhas mortas e gravetos para servirem de abrigo a estes defensores naturais de suas plantas. Informação Importante: as lagartixas são ótimas para evitar a presença de aranhas marrom e outros insetos indesejáveis.

6. Quando fornecer água e comida aos pássaros do seu jardim, lembre-se sempre de deixá-los fora do alcance de gatos, e trocá-los regularmente, pois a exposição ao tempo pode propiciar a presença de fungos, causando danos a sua saúde.

Outra dica importante: quando o fornecimento de comida aos pássaros for constante, jamais deixe abruptamente de alimentá-los. Uma vez acostumados com a comida fácil, podem morrer se não encontrarem rapidamente outra fonte de alimentação.

7. Para afastar gatos do seu jardim: os gatos parecem detestar os reflexos de garrafas transparentes de plástico com água até a metade. Coloque essas garrafas (de refrigerante mesmo) fechadas e deitadas entre as plantas. Isso forçará os gatos a procurar seu banheiro em outro local.

8. Outra forma de espantar os gatos é manter o solo úmido: regue sempre e use cobertura que retenha umidade. Enterrar redes ou telas para galinheiro também é uma boa opção. Estenda a rede no chão é cubra-a com terra. Isso evitará que os gatos escavem a terra.
Vida Ecológica - Reciclagem, reaproveitamento…

Não jogue fora a casca que cai de suas árvores. Elas funcionam como um lindo acabamento em seus vasos, e mesmo nos canteiros.
A casca de ovos é rica em cálcio, e pode ser triturada e misturada ao solo para nutrir suas plantas.
Também não jogue fora restos de frutas e migalhas de pão, que, podem ser postas em seu jardim para atrair pássaros. Em galhos de árvores, por exemplo, restos de banana, laranja e mamão, compõem um banquete para eles.

Borboletas no seu jardim:
Ter borboletas no seu jardim, assim como pássaros, é uma relação de troca. Elas alimentam-se do néctar, e em troca ajudam na polinização. Também se alimentam de frutos e da seiva que se solta de algumas árvores.

As lantanas, maria-sem-vergonha e as sálvias são as preferidas das borboletas. O ideal é que as flores tenham cores vivas com amarelo, laranja, rosa, roxo ou vermelho.

O segredo é ter as flores sugeridas para abrigar as lagartas, antes de virarem borboletas adultas. Quanto às lagartas, apesar de comerem partes das folhas não chegam a causar grandes prejuízos. O máximo que podem causar é um desfolhamento das plantas, o que raramente mata as plantas. O dano é pequeno e as plantas brotarão de novo na próxima florad

Nenhum comentário: