terça-feira, 6 de abril de 2010

O que é abracadabra?

O que é abracadabra?

Ninguém tem muita certeza. O que se sabe é que foi no século 2 que a palavrinha apareceu grafada pela primeira vez. O médico grego Quintus Serenus Sammonicus a escreveu num de seus livros sobre remédios e curas. 

Segundo o livro, abracadabra tratava-se de um vocábulo secreto de uma seita na Alexandria, cujo deus supremo era Abrasax, inspirador do nome.
Também não há explicação definida para a maneira como o mote acabou chegando às línguas modernas. A forma grega, abrasadabra, pode ter sido a responsável. 

Mas há quem diga que abracadabra foi inventada a partir das iniciais de três nomes hebreus que se referem à Trindade: Ab (Pai), Ben (Filho) e Ruach Hakadosh (Espírito Santo). Outras teorias dizem que a expressão surgiu da união das palavras hebraicas abreg, ad e habra. 

A junção das três significaria "fulmine com seu raio". E há ainda quem aposte que o jargão mágico seria um mix das palavras celtas Abra (Deus) e Cad (Santo).


Durante a Antiguidade, a expressão era escrita num triângulo de couro usado no pescoço como pingente para invocar poderes de cura para dores e outros perrengues.


Os adeptos da religião wicca acreditam em sua função protetora. Exorcistas e místicos usam-na até hoje para chamar ou banir espíritos. E de Houdini a David Copperfield, todos os ilusionistas, grandes ou medíocres, empregaram a expressão. 

 Hoje a palavra é normalmente usada como encantamento por mágicos de palco, principalmente por ilusionistas. Antigamente, porém, acreditava-se no poder de tal palavra para a cura de febres e inflamações. 

A primeira menção conhecida a mesma foi feita no segundo século antes de Cristo, durante o governo de Septimo Severus, num poema chamado De Medicina Praecepta (em um tratado médico escrito em versos), pelo médico Serenus Sammonicus, ao imperador de Roma Caracala, que prescreveu que o imperador usasse um amuleto com a palavra escrita num cone vertical para curar sua doença:


A B R A C A D A B R A
A B R A C A D A B R
A B R A C A D A B
A B R A C A D A
A B R A C A D
A B R A C A
A B R A C
A B R A
A B R
A B
A

De acordo com Godfrey Higgins, tinha origem em "Abra" ou "Abar", o Deus Celta, e "Cad", que significa Santo. Era usado como um talismã, com a palavra gravado sobre um Kameas (Amuleto quadrado), transformando-se em um amuleto. Segundo Helena Petrovna Blavatsky, Higgins estava quase certo, o termo era uma corruptela da palavra gnóstica "Abrasax" e essa, por sua vez, era uma corruptela de uma palavra antiga sagrada copta ou egípcia, uma fórmula mágica que significava "não me firas", sendo que seus hieroglifos se referiam à divindade como "Pai". Era comumente utilizado sobre o peito sob as vestimentas.

Etimologia
A origem da palavra "abracadabra" ainda não foi totalmente esclarecida, havendo diversas teorias sobre a mesma:

"Eu crio ao falar"
Uma possível origem seria do Aramaico: אברא כדברא avra kedabra que significa "Eu irei criar ao falar".

Maldição e pestilência
Aqui há o ponto de vista de que a palavra deriva do Hebraico, ha-brachah, que significa praga ou maldição, e dabra, uma forma em Aramaico palavra em Hebraico dever, que significa pestilência.

Pai, Filho, Espírito Santo
Abracadabra viria das palavras em Hebraico av (pai), ben (filho) e ruakh hakodesh (o espírito santo).

Desapareça como essa palavra
Alguns argumentam que a palavra viria do Aramaico abhadda kedhabhra, que significa 'desaparecer como essa palavra'. Acredita-se que tal forma era usada para combater diversas doenças.

Abraxas
É também dito que a palavra provém de Abraxas, uma palavra gnóstica para Deus. Ela também é atribuída a Abracalan (ou Aracalan), que diziam ser tanto um deus sírio quando símbolo mágico judaico.

Outras teorias
Outras teorias dizem que a palavra "abracadabra" deriva da união das palavras hebraicas abreg - ad - habra que juntas significam "fulmine com seu raio". Há também a teoria de que "abracadabra" tenha surgido pela união das palavras celtas abra (Deus) - cad (Santo). Uma curiosidade notável a respeito de "abracadabra" é que a pronúncia da palavra é praticamente igual em quase todas as línguas.

Avada Kedavra em Harry Potter
O feitiço na série Harry Potter provavelmente veio da forma em aramaico "avada kedavra" ou similar, que significa aproximadamente "o que eu digo é destruído".

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Abracadabr…

Nenhum comentário: