segunda-feira, 3 de junho de 2013

A felicidade, o dia todo, todos os dias.


Basta andar pelas ruas para darmos conta de que algumas pessoas têm uma aura sombria. Ao passar por elas, sentimos que elas não são felizes, e imaginamos (eu consigo verificar telepaticamente) que estão pensando nos seus problemas. Eu consigo captar os seus problemas e «as ouço» tentando encontrar soluções para os seus problemas. No que me diz respeito, eu vejo muitas vezes os seus rostos preocupados voltando-se para mim, sem que eu faça nada para fazer-me notar. Eu leio muitas vezes nos seus rostos como elas ficam surpresas de ver-me com um ar relaxado e sorridente. Essas pessoas não sabem que eu pratico o contentamento.
É absolutamente certo que, quando temos um problema, o fato de preocupar-nos, de roermos as unhas não ajuda a resolvê-lo!

É evidente que é essa a reação mais frequente perante um problema ou quando nos encontramos em uma situação difícil. É uma atitude compreensível porque se o nosso futuro nos importa, é natural que mostremos preocupação perante uma situação difícil, a qual estamos tentando superar. O importante é não se prender a essa primeira reação negativa.

Neste dossiê, eu falo dos problemas e das contrariedades que muitas vezes envenenam o nosso cotidiano: um problema com um vizinho, com a sua cara-metade, com um colega de trabalho, um estresse porque estamos atrasados para o trabalho, uma irritação porque recebemos uma multa, etc. Estou falando deste tipo de estresse, não de grandes dores e provações da vida (lutos, separações, etc.).

A primeira etapa: reagir de forma positiva imediatamente!

Se estiver enfrentando ou prevendo um problema, principalmente não deixe que um estado de espírito negativo se instale, o que seria o mesmo que não parar de pensar no seu problema e de preocupar-se com ele.

De fato, quanto mais estiver nesse estado, mais arrisca piorar esse problema e encontrar-se, ao fim de algum tempo, sem solução para ele.

Em qualquer situação delicada com alguém, seja qual for a situação, após uma primeira reação de preocupação ou de surpresa, é necessário, assim que possível, reagir imediatamente de forma positiva.

Principalmente, você não deve esconder esse problema como se ele não existisse, negando-o ou pensando que mais dia ou menos dia ele acabará por se resolver sozinho... Isso nunca acontece.

Reagindo assim, só estará adiando a resolução do problema ou deixando a procura de soluções adaptadas para mais tarde.

Nos dois casos, é uma má opção! Você estará apenas deixando para amanhã o que pode fazer hoje ou, pior ainda, tornando a situação mais difícil de resolver. É necessário evitar esse tipo de reação.

Para começar, é preciso admitir que existe um problema, e que adiar a sua resolução, principalmente se estiver passando por essa situação difícil neste momento, não permitirá que ele se resolva, apenas irá causar sofrimentos físicos e psicológicos.

A reação mais positiva é reconhecer a realidade do problema e pensar que tem que encontrar uma resposta o mais rápido possível.


A segunda etapa: encontrar a solução para o problema

A seguir, a segunda coisa a fazer é pôr-se nas melhores condições possíveis para encontrar uma solução para o problema, esteja você prevendo que ele vai acontecer ou que o esteja vivendo neste momento.

Para isso, você precisa manter ou encontrar um estado de calma o mais rápido possível. Você não deve entrar em pânico, se afligir, reagir violentamente, perder o controle... Todas essas reações negativas vão acrescentar ainda mais estresse ao que já foi criado pela própria situação!

O seu reflexo deverá consistir em (re)estabelecer o estado de calma necessário para refletir sobre o problema e encontrar uma resposta adequada. Para isso, deverá primeiro trabalhar no controle da sua respiração, porque ela leva ao domínio da mente.

Respire profundamente sem forçar a sua respiração. Deixe que a sua respiração se aprofunde naturalmente.

Com um pouco de prática, ao final de alguns minutos, você deverá ter alcançado a calma necessária para procurar uma solução para o problema.

Pratique esses conselhos com paciência, porque nem sempre é fácil mudar os hábitos negativos, principalmente se recorrer a eles há muito tempo.

Você reage assim porque aprendeu a agir dessa forma. Pode ter sido durante a sua infância ou com as situações que passou ao longo da sua vida.

Procure abordar primeiro os problemas menos sérios, se a sua natureza for muito emotiva. Pouco a pouco, enquanto vai experimentando e assimilando essa técnica de autocontrole, você poderá aplicá-la em casos mais delicados.


A terceira etapa: praticar o contentamento
O método que eu acabei de explicar é o que eu chamo de «a solução de primeiro recurso» para que você possa reagir o mais rápido possível em uma situação difícil.

No entanto, a solução ideal é praticar o contentamento. Ou seja, reagir de forma idêntica perante as situações que se apresentam, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis! Basta que interiorize que a vida é uma série de alegrias e tristezas, de sucessos e derrotas, de infelicidades e felicidades... A principal solução é entender esta verdade.

Evidentemente, não se trata de resignar-se sofrendo as dificuldades, mas sim de colocar-se na situação ideal para resolvê-las. Enfrentá-las de forma positiva é, certamente, o melhor meio para encontrar rapidamente as soluções em qualquer circunstância.

Nenhum comentário: