quarta-feira, 31 de março de 2010

AMEI! SOU MÃE DE CACHORRO, MESMO....

DO SITE MÃE DE CACHORRO!

Meu feriadão foi correria total. Entre festas de aniver, compromissos familiares e casamentos, ontem ainda foi aniversário do meu pai. Sim, em pleno Dia das Crianças.
Tudo bem que cães não são crianças e que eu não tenho filhos, o que em teoria me desobrigaria de postar sobre a data.

Mas é como já falei, meus cães são minhas crianças... E também já faz um tempinho que tenho refletido mais um pouco no papel deles em nossas vidas (ou ao menos na minha).

Amar o belo, o agradável, o que é nosso, é muito fácil. Difícil, é amar o diferente, o feio, o alheio. Pensando nisso, dia desses percebi que na verdade o nosso amor pelos animais, tão estigmatizado e tantas vezes incompreendido e mal visto, é ainda mais bonito e sublime.

Ter um filho e amá-lo não é virtude alguma. É, no mínimo, obrigação moral e até mesmo, obediência às leis da natureza (até porque, antes de qualquer coisa, somos bichos, e como já disse antes, dos mais fraquinhos...).
Agora, amar e respeitar um animal, um ser de outra espécie, principalmente quando a maioria absoluta das culturas ensina há milênios que eles são inferiores, isto sim é amar incondicionalmente e com desprendimento ou qualquer parcela de obrigação.

Raciocinem aqui comigo: a pessoa que não ama nem mesmo sua própria carne, seu próprio sangue, boa coisa não é. Amar um filho que saiu de você, que tem seus genes, é muito fácil!
Já amar, respeitar e ainda por cima defender perante tudo e todos a um "simples" animal, isto sim é amor real, é desprendimento real e deveria ser passível de uma admiração absurda das outras pessoas e não motivo de chacota e discriminação.

Lógico que não estou aqui dizendo que amemos mais a animais do que a seres humanos. Não é isso!

Mas estou dizendo que as pessoas que verdadeiramente amam e defendem os animais (e a natureza em geral), são imbuídas de um sentimento que deveria ser motivo de orgulho e exemplo para toda e qualquer cultura e sociedade.

Amar uma criança fofa, que é a sua cara, que fala "Mamãe, te amo!", que anda, interage e que, afinal, é uma criança!, é fácil. É esperado até. Agora, amar um cachorro cheio de bicheiras, que cruzou seu caminho e que você amou a ponto de parar tudo que estava fazendo, enfiá-lo dentro do carro, levá-lo para um veterinário, curá-lo e depois adotá-lo ou encaminhá-lo para um bom lar, ISTO é difícil, não é esperado e, de novo, deveria ser louvado e agradecido por todos em redor.

Voltando um pouco ao tema "porque amo tanto meus cães x Dia das Crianças", também fiquei pensando no poder que cães e gatos têm em despertar o melhor em nós. E o que seria este melhor? Justamente aquele comportamento despreocupado e feliz de quando éramos crianças. Conviver com cães e gatos é estar sempre em contato com nossa criança interior. É ter a possibilidade de esquecer tudo que nos magoa, preocupa e incomoda, ainda que por breves momentos, e estar ali, de corpo e alma, interagindo com um "simples" animal que nos devolve não só um olhar de criança ao nos encarar, mas também nossos próprios olhos de criança, aqueles que por mais idade que tenhamos, deveríamos sempre manter abertos para encarar a vida.

Então, sinceramente, confesso que me incomodou bastante não ter conseguido fazer este post a tempo dele ter ficado exposto para leitura durante todo o dia de ontem.
 
Mas, lembrando que todo dia é especial e que todo dia é uma dádiva divina, fica aqui o meu Feliz Dia das Crianças para você, sua criança interior e todas as crianças com quem você tiver a felicidade de partilhar, sejam elas humanas ou não.

E, mais uma vez e sempre, a todos os que amam verdadeiramente os animais (porque dizer que ama e não fazer nada por eles, na boa, não é amar...), meus agradecimentos e parabéns.

*** AMEI! SOU MÃE DE CACHORRO, MESMO.....

Nenhum comentário: