sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Reino de Shambala*

Contos insólitos e Lugares Misteriosos: O Reino de Shambala
O Reino de Shambala é um reino místico de acordo com o budismo tibetano. Esse reino se encontra em algum lugar da Ásia central, sem dúvida no Himalaia. «Shambala» significa «lugar de diversão ou de felicidade». É o equivalente ao Paraíso no cristianismo.

O Reino de Shambala (que escrevemos também Shamballa ou que chamamos por vezes de Shangri-la) é uma terra perfeita, onde se encontram conservados os ensinamentos budistas mais sagrados e misteriosos; os poderes que levam ao controle sobre o espírito e sobre a matéria.


Descobrir Shambala exige ter um coração puro, emitir pensamentos e ondas positivas e não procurar saciar necessidades materiais ou alimentar projetos para utilizar os poderes de Shambala, com a finalidade de dominar ou explorar outras pessoas!

 


Os únicos seres que podem ter acesso a este reino são as pessoas que tiveram uma longa formação espiritual e que só tenham intenções puras e benéficas. Elas também deverão não ter somente objetivos pessoais, mas também utilizar os fabulosos poderes de Shambala para praticar o bem.


Shambala, a Terra Pura do Messias budista


Não basta aceder a Shambala para beneficiar-se dos seus poderes. É necessário acumular méritos e ações positivas e utilizar ensinamentos que sejam eficazes para o bem comum.


Nos escritos tibetanos sagrados diz-se que neste reino virá o vigésimo quinto rei de Shambala,o qual restabelecerá a plena paz na Terra e perseguirá os espíritos Maldosos e as Forças do Mal.


Uma das dificuldades para encontrar Shambala será talvez o fato de que é um reino subterrâneo do Himalaia. Muitos investigadores do esoterismo pensam que Shambala e outro império subterrâneo, conhecido pelo nome de Agartha, são a mesma e única terra!

 


Como na ilustração acima, nas thangkas ou pinturas tibetanas, o reino de Shambala é muitas vezes representado com sua capital, Kalapa, rodeado de montanhas. Muitos budistas místicos tibetanos visitaram Shambala fisicamente ou em sonhos. Eles relataram visões paradisíacas tanto da descrição das suas paisagens como dos ensinamentos descobertos nesse lugar místico.


Um reino maravilhoso povoado por seres espirituais


De acordo com os relatos místicos, Shambala é um lugar onde reina uma paz eterna e onde as pessoas em geral não têm problemas, mas se tiverem resolvem-nos com calma e diplomacia. Não existem emissões de ondas negativas nesse lugar.


Os seres que vivem nesse lugar maravilhoso estão todos despertos espiritualmente, e também conhecem e transmitem os ensinamentos mais sagrados do budismo. Eles alcançaram o ponto de realização suprema, graças à transmissão de uma profunda espiritualidade que faz parte do Kalachakra. Esse ensinamento mais elevado do budismo foi conservado intacto e puro após a época do Buda e foi transmitido pelos reis de Shambala, chamados de reis do dharma. Esse termo designa o ensinamento de Buda destinado a terminar com todo o sofrimento.



O reino dos avatares


Os reis de Shambala eram avatares de divindades do budismo como Manjusri, Avalokiteshvara, Vajrapani e muitas outras…


Os avatares são encarnações de divindades que vêm à Terra para ajudar os humanos a progredir. Eles podem se apresentar de forma anônima ou também em forma de mestres espirituais nas diferentes tradições.


Os avatares são venerados no budismo pela sua coragem, porque eles aceitam retornar em corpos humanos e sentir o sofrimento dos homens, as doenças, os maus tratos... para ajudar os infelizes.

 


Sob o sinal de Buda


O Buda ensinou o Kalachakra, sob a forma da divindade Kalachakra, ao rei Suchandra que queria alcançar a iluminação sem abandonar o reino no qual reinava.


O Buda transmitiu-lhe esse ensinamento chamado Tantra Kalachakra por meio de um sermão, ao mesmo tempo, em uma cidade remota. Este sermão é famoso e tem o nome de Sermão dos Abutres. O Buda pôde ensinar em dois lugares ao mesmo tempo graças ao seu dom de onipresença. Esta capacidade extrassensorial permite estar em dois lugares ao mesmo tempo!


Outra particularidade do Buda é a de materializar as ideias sobre o plano terrestre. Deste modo, o reino de Shambala apareceu no Himalaia a partir de uma visão do Buda durante o ensinamento do Kalachakra.



Onde se encontra Shambala?


Várias hipóteses surgiram sobre o local onde se encontra exatamente esse reino místico e mítico.


O primeiro ocidental a procurar Shambala foi um missionário português, Estevão Cacella que situou este reino em Tashilumpo, um mosteiro tibetano no Himalaia, no ano 1627. Um investigador húngaro, Sandor Csoma de Körös (1784 –1842) situou geograficamente o reino de Shambala no Himalaia. Depois disso, várias expedições tentaram encontrar Shambala, porém, sem sucesso.

Nenhum comentário: