quarta-feira, 1 de junho de 2011

Amarantho.

Tampala – (Amaranthus tricolor)


Nome Popular: Tampala, Caruru, Bredo, Caruru-de-mancha, Amaranto
O Amaranto é uma planta herbácea e anual, cultivada na Ásia como verdura, por suas folhas comestíveis, e como ornamentais no mundo todo, por sua folhagem colorida. Seu caule é ereto, ramificado, alcançando de 0,5 a 1,5 metros de altura.
As folhas são lanceoladas a ovaladas, longo pecioladas e podem ser mais eretas ou pendentes de acordo com a variedade e posição. O colorido brilhante das folhas varia muito e pode combinar o verde, rosa, roxo, vermelho, marrom e amarelo na forma de degradeé ou mesclas.
As flores são pequenas, reunidas em espigas plumosas, e sem importância ornamental na maioria das cultivares.
Esta vistosa folhagem é excelente para a formação de maciços e bordaduras a pleno sol. O colorido tão diferente é de efeito realmente impactante no paisagismo tropical. Já na horta, a tampala é uma fonte abundante de folhas macias e nutritivas que podem ser servidas cruas, em saladas, ou cozidas tal como o espinafre, em sopas, caldos, bolinhos, recheios, etc.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
O beliscamento do ápice das mudas estimula o adensamento da planta.
A tampala aprecia o calor e a umidade, vegetando melhor em clima tropical e subtropical. No entanto, pode ser plantada em vasos que vão a casas de vegetação nos países de clima temperado. É comum algumas plantas necessitarem tutoramento para evitar a quebra.
Multiplicam-se facilmente por sementes, postas a germinar na primavera.

Nenhum comentário: