quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os poderes dos cristais (por Maria Médium).




Encontrar a sua força interior e prever o futuro... dois desejos que motivam a humanidade desde que o mundo é mundo.

Poucas práticas esotéricas permitem alcançar estes dois objetivos ao mesmo tempo, quando basta recorrer à fonte da nossa existência - a Terra - para nela encontrar cuidados e guias de vida: os cristais.


Estas pedras especiais contêm a essência que nos anima, e transmitem, reagem, impõem e brilham graças aos raios de vida luminosos que penetram em todos nós.

Recorde a sua infância. Nunca fez uma coleção de pedras ou simplesmente levou para casa pedras que lhe pareciam estranhas ou originais devido à sua cor ou forma?

Os cristais são manifestações da luz e da vida. Suas cores, estruturas e irradiações podem ser muito benéficas para você. Eles nos enviam várias mensagens se soubermos ouvi-las.


Seus poderes ocultos podem nos ajudar a sermos melhores e também a aliviar os nossos males e os dos outros. Se os utilizar bem, obterá inúmeros benefícios.


Hoje, proponho que você descubra as influências curativas e benéficas das pedras e dos cristais, assim como a forma de magnetizá-los e utilizá-los.



Por que escolher os cristais?


Saídos diretamente da Terra, como nós, os cristais possuem uma energia própria que fala ao nosso corpo, mesmo que não tenhamos consciência disso.


Sua beleza e diversidade são fontes de fascinação e o prazer de tocar e de escolher as pedras que nos «falam» é incomparável.


Quer seja sensível às qualidades curativas ou divinatórias dos cristais quer não, as suas propriedades são muito úteis na vida cotidiana.


Se este domínio lhe for completamente estranho, este guia vai lhe permitir apreender práticas ancestrais, misteriosas e sempre mágicas.



Um pouco de história e algumas definições...


A palavra cristal deriva do grego «krystallos» que significa «o gelo». A origem da palavra significa então que a rocha é transparente e compacta como o gelo.


As virtudes dos cristais estão relacionadas à sua cor e forma. A cada cor corresponde um comprimento de onda e uma energia específica, levando em consideração que a cor é uma irradiação luminosa. Os cristais somam moléculas, átomos, prótons, nêutrons e elétrons em uma sinfonia vibratória que é a fonte universal de energia.


O poder da luz e dos cristais, utilizado para fins práticos, é encontrado em toda a História dos homens.


Deste modo, na Bíblia, podemos ler que o profeta Aarão tinha colocado no seu peitoral doze pedras preciosas para canalizar uma parte da força de Deus. Estas pedras estavam engastadas em quatro filas: rubi, topázio e esmeralda na primeira fila; turquesa, safira e jaspe na segunda fila; ágata, ametista e jacinto na terceira fila e, finalmente, crisólito, ônix e jade na quarta. Estas doze pedras, correspondentes às doze tribos, serviam para receber a influência divina e, desta forma, incríveis poderes espirituais.


Em muitas grandes civilizações, as pessoas usavam os cristais e as pedras preciosas como joias, mas também os utilizavam para fins terapêuticos.


Por exemplo, os antigos egípcios utilizavam o lápis-lazúli, a cornalina e a malaquite; os incas utilizavam a esmeralda; os vietnamitas e os chineses, o jade; os índios da América, a turquesa, etc.


Na Índia antiga, os reis traziam consigo gemas raras para se protegerem. Nas obras de astrologia, escritas em sânscritos, quatrocentos anos antes de Jesus Cristo, havia explicações relacionadas à origem e aos poderes dos minerais. Aconselhava-se usar os cristais para se precaver contra todas as desgraças e, principalmente, para reforçar os efeitos positivos dos planetas, graças a estas antenas emissoras e receptoras que são os cristais.


Folclores e lendas desde que o mundo é mundo evocam a história dos cristais e o seu poder sobrenatural para canalizar o campo eletromagnético da terra e permitir às almas humanas a «encarnação».


Sem entrar em explicações científicas muito complexas, note-se que os cristais englobam a maior parte das pedras gemas, as quais incluem:


•    
As pedras preciosas: elas são preciosas devido à sua beleza, raridade e valor comercial. São principalmente transparentes e existem quatro: o diamante, o rubi, a safira e a esmeralda.

•    
As pedras finas: são translúcidas ou transparentes. Podemos citar o topázio, o quartzo, a opala, as granadas, a água-marinha, a turmalina, a ametista e muitas outras.

•    
As pedras ornamentais: são todas as pedras usadas em bijuteria. Este termo é frequentemente utilizado como sinônimo de pedra fina. As pedras ornamentais são translúcidas ou opacas. Podemos citar a obsidiana, moldavita, etc.

Uma pedra gema deve possuir as seguintes três características: ter uma bonita aparência, principalmente graças à cor, uma dureza elevada (para evitar ficar danificada por fricção e riscos) e ser rara. A pedra deve também ser pouco alterável no plano químico.


Na utilização corrente, não existe uma fronteira precisa entre estas diferentes categorias. Contudo, as regras comerciais estabeleceram a denominação de pedras preciosas, de modo a que cada um saiba o que está comprando.


A noção de ornamento é subjetiva e vários objetos de matéria dura ou colorida com o aspecto de joias podem ser denominados pedras ornamentais. Substâncias de origem orgânica, tais como o coral, o âmbar e as pérolas são igualmente semelhantes às gemas.


Como disse anteriormente, o termo «cristais» inclui a maior parte das pedras gemas. No domínio da joalheria é difícil especificar os limites da sua utilização e as diferenças em relação às gemas. Todavia, o termo refere-se mais à forma exterior geométrica e regular destas pedras.


Para simplificar a abordagem proposta neste guia, denominamos aqui «cristais» todas as pedras que respeitam os critérios das gemas, ou seja: aspecto estético, dureza e raridade.



Litoterapia ou litomancia: qual é a diferença?


Como lhe expliquei na introdução, os cristais podem ser utilizados de duas maneiras principais: para curar ou para praticar a adivinhação.


Estas duas abordagens podem ser realizadas de forma isolada ou complementar, sendo que muitas pessoas começam por uma e acabam se interessando pela outra.


•    
A litoterapia é a arte de utilizar as pedras e os cristais para curar e reequilibrar as energias interiores.

Na verdade, o valor das pedras finas e preciosas não está apenas relacionado à sua beleza. Muitas pedras possuem virtudes curativas e protetoras que são reconhecidas desde sempre em vários países. Ao usar essas pedras como um adereço, ou colocando-as em casa, adicionamos a sua ação curativa ao seu efeito estético e decorativo, com a condição de sabermos cuidar delas.


O seu efeito curativo e protetor nunca foi de fato cientificamente explicado, mas é reconhecido que nos cristais operam dois tipos de mecanismos.


Por um lado, emitem irradiações (relacionadas à cor do cristal, mas a cor não explica tudo).


Por outro lado, armazenam energias provenientes do ambiente em que se encontram nas suas estruturas internas: «as gravam», de algum modo. É muito provável que esta memorização se produza a níveis subatômicos.


•    
A litomancia é arte de utilizar as pedras e os cristais para predizer o futuro.

Trata-se verdadeiramente de um formidável suporte para o ser humano, dado que os cristais emitem mensagens ao mesmo tempo que gravam as suas próprias experiências de vida.

Aqui, estamos no domínio misterioso da intuição e das vibrações universais: os cristais podem lhe falar se você estiver disponível para ouvir as suas mensagens.
Existem vários rituais neste domínio (algumas obras especializadas podem lhe ajudar a descobri-los em pormenor).

Quer se incline mais para a litoterapia, para a litomancia ou para ambas ao mesmo tempo, guarde este conselho de base: não misture as suas pedras!


Os cristais terapêuticos e divinatórios captam e emitem energias que é melhor manter separadas para evitar qualquer perturbação. Se desejar praticar os dois domínios... é melhor ter duas pedras de cada tipo.


Note também que, para as duas abordagens, o princípio de base é o mesmo: os cristais devem ser purificados e carregados antes de cada utilização, para eliminar toda a energia negativa presente neles e conectá-los a você.


Esta é a primeira etapa que vamos descobrir nesta parte...



Escolher, purificar e carregar os cristais


Você pode comprar as suas pedras e cristais ou colhê-los durante os seus passeios. Existem várias lojas especializadas e há muitas pedras na natureza.


Saiba que, na maior parte das vezes, parecerá que são os cristais que escolhem você.


Algumas pedras vão interpelar você misteriosamente e serão atrativas por alguma razão aparentemente desconhecida. Sirva-se da sua intuição para escolher as pedras certas, confiando no seu instinto.


Segure-as nas mãos, feche os olhos durante alguns segundos e veja qual é a sensação que lhe dão... Tome o seu tempo e escolherá os cristais ideais para você.


Alguns cristais possuem uma aparência alegre e outros parecem tranquilos, alguns quentes, outros frios, alguns «vibram», «palpitam»... cada conexão é pessoal.


Poderá tratar-se de pedras que sofreram a erosão do tempo e foram polidas pelo mar ou por um rio, pedras que você terá apanhado na beira da estrada durante um passeio ou pedras semipreciosas escolhidas pelo que simbolizam ou pelo seu aspecto.


Seja como for, depois de ter reunido os seus cristais, terá que purificá-los (esta purificação é igualmente necessária após um longo período sem os utilizar).


Existem dezenas de métodos, mas veja agora um muito simples de colocar em prática:


•    Pode colocar a sua pedra debaixo da água da torneira durante 3 minutos, concentrando-se na ideia de que a água elimina as energias negativas presentes nessa pedra. A seguir, limpe-a com um pano branco.


Outro método consiste em purificar os seus cristais em função do seu signo zodiacal:


•    Os signos de fogo deverão passar a pedra na chama de uma vela;


•    Os signos de terra deverão enterrar a pedra durante 24 horas;


•    Os signos de ar deverão envolver a pedra em fumaça de incenso;


•    Os signos de água deverão colocar a pedra debaixo de água corrente.


No caso de uma exposição inadequada do cristal, será necessário enterrá-lo por sete dias e proceder novamente à sua purificação.


Depois de realizar esta etapa, terá que carregar os cristais com energia.


O método mais simples e mais comum é escolher entre as duas energias principais, a masculina e a feminina.


•    Se desejar que a sua pedra lhe proteja (via litoterapia), opte pela energia masculina. Neste caso, coloque-a ao sol durante algumas horas.


•    Se desejar que a sua pedra lhe inspire (via litomancia), opte pela energia feminina. Neste caso, coloque-a ao luar durante algumas horas.


Se precisar de muita energia de forma indiferenciada, coloque a pedra no exterior em uma noite de trovoada. Sua fonte de energia será multiplicada.


Quando os seus cristais estiverem purificados e carregados de energia, estarão prontos para serem utilizados, sempre em um ambiente calmo e agradável, quer pratique a litoterapia quer a litomancia.


Não se esqueça de repetir estas etapas de purificação e de carregamento regularmente, quando tiver a impressão de que os cristais estão perdendo os seus poderes ou quando tiverem sido utilizados várias vezes.



Utilização dos cristais em litoterapia


O princípio de base da litoterapia é simples: trata-se de colocar as pedras apropriadas nas partes do corpo a curar ou a fortalecer.


A litoterapia utiliza, entre outras, sete áreas do corpo chamadas chacras, através das quais são realizadas as trocas energéticas.


Também podemos usar as pedras de forma semipermanente, por exemplo, como uma joia.


O importante é saber a que males correspondem os cristais: as pedras mais utilizadas e as suas propriedades lhe são apresentadas um pouco mais à frente, na forma de um resumo geral.


Outra abordagem consiste em utilizar os cristais na forma de um elixir, o qual contém as vibrações da essência da pedra.


Graças ao sistema de chacras, eles transmitem a sua força vital pura e a dirigem para as áreas do corpo físico. O sistema energético humano encontra então o equilíbrio e se reestrutura graças às vibrações cristalinas repetitivas que induzem um processo de harmonização.


A utilização dos cristais para preparar as «águas de gema» ou «elixires de cristais» é uma forma para você absorver energias sutis, ao mesmo tempo que se beneficia de vestígios de oligoelementos, metais e minerais.


Veja alguns conselhos para preparar a sua água de gema, uma bebida cheia de energia:


A água de gema
resulta da colocação da pedra em água pura, sem adicionar álcool. Deve ser guardada durante aproximadamente 3 dias no escuro ou na geladeira para conservar as suas propriedades curativas.

A pedra deve ser retirada antes que o líquido, carregado com a sua estrutura cristalina, seja vertido em uma garrafa de vidro ou em um frasco recoberto com gaze. Nunca utilize plástico ou metal.


Uma preparação mais rápida consiste no seguinte: à noite, antes de ir para cama, coloque a pedra escolhida em um copo cheio de água de nascente não gasosa e beba de manhã, em jejum, esta bebida carregada com a vibração da pedra utilizada.


Geralmente, a água de gema deve ser bebida 3 vezes ao dia. Coloque de 3 a 5 gotas debaixo da língua, se possível antes das refeições. Também é possível diluir a água de gema em um copo de água de nascente não gasosa e bebê-la com pequenos goles em intervalos regulares. Antes de beber, agite 10 vezes o frasco para dinamizá-la.


Não beba mais de 5 elixires ao mesmo tempo.


Algumas ideias de utilização:


•    Por via oral: absorção direta como indicado acima;


•    Na água do banho: 7 gotas de elixir que deverá adicionar à água do banho;


•    Em spray: 3 a 5 gotas de elixir que projetará sobre você para harmonizar os seus corpos subis;


•    Em óleo de massagem: 5 a 7 gotas de elixir adicionadas a óleo de jojoba, de amêndoas, de oliva ou outro;


•    Em aplicação direta: nos chacras ou nos pulsos, 2 a 3 gotas de elixir são suficientes.


•    Em compressas: 5 a 7 gotas de elixir na água das compressas;


•    Na água de enxaguar a roupa: 5 a 7 gotas de elixir impregnam a roupa com a sua vibração;


•    Utilização para as plantas: podemos adicionar algumas gotas de elixir à água de regar as plantas. O cristal de rocha é particularmente indicado, dado que proporciona uma energia revigorante e luminosa.


•    Utilização para os animais: é possível adicionar 2 a 3 gotas de elixir à água dos animais.


Encontre todas as propriedades das pedras mais comuns no léxico que lhe proponho na última parte.



Utilização dos cristais em litomancia


Existem vários rituais neste domínio e é impossível referi-los todos aqui.


A ideia de base é a seguinte: o fato de «jogar» as pedras e observar as suas posições de chegada é uma forma de entender o mundo e, principalmente, o eventual futuro.


É lógico que, como para qualquer prática divinatória, a sua própria concentração é um fator importante, assim como a adequação das pedras para cada um dos possíveis rituais.


Proponho que descubra aqui três rituais, sabendo que as obras especializadas contêm dezenas deles.


•    
Ritual das 3 pedras (perguntas fechadas, sim ou não):

Pegue 3 pedras diferentes (na forma e/ou cor). Uma delas tem que ser muito diferente das outras duas. As duas primeiras simbolizarão o sim e o não, a terceira a sua pergunta.


Lance as suas 3 pedras ao mesmo tempo. Veja então a sua posição. Se a pedra «sim» estiver mais perto da sua pedra «pergunta», a resposta será sim. O mesmo é válido para o não.


Quanto mais próximos da pedra pergunta estiverem os cristais de resposta, mais «segura» será a resposta obtida.



•    
Ritual das 7 pedras de cor (perguntas abertas):

Precisará de 7 pedras de cores diferentes, sendo que cada uma terá uma simbologia:


-  Branca: serenidade/tranquilidade

-  Verde: amor ou dinheiro
-  Vermelha: paixão ou discussão
-  Castanha: presente
-  Preta: negativismo
-  Cor de laranja: sorte
-  Amarelo: sabedoria/trabalho

O ideal é encontrar os cristais com a cor certa, mas também poderá colocar uma indicação em cada pedra, se não tiver escolha.

Em seguida, delimite um círculo de (20 cm de diâmetro aproximadamente).

Concentre-se na sua situação presente e nas suas interrogações futuras antes de lançar as pedras. Quanto mais próximas do centro estiverem as pedras, mais a resposta será exata e estará relacionada ao seu problema.


As pedras devem ser lidas no seu conjunto e por grupo. A posição de umas com relação às outras é essencial para uma interpretação correta.



•    
Ritual das 9 pedras de símbolos (perguntas abertas):

Este sistema exige um total de 9 pedras, sendo que em cada pedra está inscrito um símbolo (idealmente, os cristais a utilizar são os indicados para cada um dos símbolos).


Pedra da Terra: casa, prosperidade ou posses materiais
Pedras idealmente associadas: todos os jaspes
Representação a desenhar na pedra:     


Pedra da Lua: magia, intuição, emoções
Pedras idealmente associadas: pedra de lua ou ágata branca
Representação:   


Pedra do Sol: sucesso ou cura
Pedras idealmente associadas: pedra do sol, olho de tigre, citrina
Representação:   


Pedra de Mercúrio: comunicações ou viagens
Pedras idealmente associadas: quartzo claro ou todas as ágatas
Representação:   


Pedra de Vênus: amor e relacionamentos
Pedras idealmente associadas: aventurina verde ou quartzo cor de rosa
Representação:   


Pedra de Marte: ação, confiança ou conflito
Pedras idealmente associadas: jaspe vermelho ou heliotrópio
Representação:   


Pedra de Júpiter: expansão ou educação
Pedras idealmente associadas: ametista ou sugilite
Representação:   


Pedra de Saturno: limitações ou obstáculos
Pedras idealmente associadas: obsidiana, ônix preto ou lágrima de apache
Representação:   


Pedra «X»: fator impossível de predizer atualmente ou desconhecido
Pedras idealmente associadas: todas as pedras invulgares (tetito, etc.)
Representação:   


Para utilizar estas pedras, depois de os símbolos terem sido desenhados em cada uma delas, trace um círculo de cerca de trinta centímetros no chão.


Pegue as pedras na mão e se concentre na pergunta que deseja fazer. A seguir, jogue-as no círculo, deixando-as cair de bem alto para não influenciar a sua posição e para que possam se espalhar livremente.


Todas as pedras que caírem fora do círculo têm um significado que não é importante. Quanto mais próxima do centro estiver uma pedra, mais a sua simbologia será importante.


É interessante interpretar as pedras relativamente à posição das outras pedras que as rodeiam. Por exemplo, a pedra de Marte colocada ao lado da pedra de Júpiter poderia indicar que um conflito vai surgir e aumentar ou que seria necessário ter mais confiança.


A pedra do Sol colocada ao lado da pedra de Vênus poderia simbolizar um sucesso no amor.


A pedra da Terra e a de Júpiter lado a lado simbolizariam a prosperidade, embora a um nível baixo, ou então que um projeto relacionado à sua casa dará frutos.


Cabe a você encontrar a interpretação mais adequada no domínio da sua pergunta, baseando-se nas simbologias de base e confiando também na sua intuição.


Quando os rituais de base da litomancia lhe forem familiares, poderá procurar outros para desenvolver as suas capacidades divinatórias!



As propriedades dos cristais mais comuns


Não é possível descrever aqui todos os cristais que existem, mas proponho uma seleção de base que inclui para cada um as suas propriedades essenciais em litoterapia e em litomancia (quando praticamos um ritual que comporta diferentes tipos específicos de pedras).


Esta seleção deverá lhe permitir escolher bem os seus cristais, em função dos seus objetivos pessoais.


•    
A ágata: aumenta a vitalidade e autoconfiança, fornece acessos súbitos de energia, combate o alcoolismo, o tabagismo, as dores musculares e os problemas sexuais; prevê uma surpresa agradável.

•    
A água-marinha: favorece um espírito lógico, claro e cheio de bom senso, assim como combate as dores de dentes e de garganta. Pensa-se que pode encorajar a faculdade de raciocínio e é favorável para a realização de exames; significa que o consultante duvida da validade de interpretação através dos cristais.

•    
A ametista: favorável à elevação espiritual, dá sorte aos apaixonados e combate os problemas de concentração, a queda de cabelo e as crises de angústia; prediz, frequentemente, a perda de qualquer objeto de valor.

•    
O cristal de quartzo claro: libera os poderes psíquicos e combate os problemas de sono e a irritabilidade; indica o retorno da saúde e da força à pessoa que esteve doente e é um sinal positivo para o futuro. Pode também indicar que o consultante deveria assumir mais responsabilidades e contar menos com os outros.

•    
O diamante: simboliza a força e a coragem e estimula o intelecto e a produção hormonal. Usado na mão esquerda, protege contra os inimigos; geralmente, prevê uma promoção no trabalho.

•    
A esmeralda: pode ajudar o seu proprietário a superar uma depressão ou insônias e melhorar a sua memória, assim como combate a febre, os problemas digestivos e a fadiga ocular; prediz a existência de um admirador secreto na vida do interrogador.

•    
O heliotrópio: pode revelar males e dores físicas e prevenir que é preciso acalmar o ritmo, assim como combate os problemas gástricos e renais; prediz, frequentemente, um sinal de estresse e anuncia às vezes uma surpresa desagradável.

•    
O jaspe vermelho: como todos os jaspes, apazigua os espíritos perturbados, combate os problemas digestivos e as fraquezas do fígado; representa o amor, as emoções profundas, o ciúme e todos os sentimentos provocados pela paixão.

•    
O olho de tigre: usado para encorajar a autoconfiança e a vigilância, combate os problemas de asma e os bloqueios emocionais; pode significar que o consultante está em um período de solidão ou em um ponto de viragem na sua vida, porém indica uma mudança favorável.

•    
A opala: convida ao sonho e combate a raiva, as insônias e os bloqueios emocionais.

•    
O quartzo cor de rosa: é utilizado para estimular a imaginação, restabelecer a paz de espírito e encorajar o amor. É também o cristal do curandeiro. Geralmente, indica que o consultante possui dons para curar tanto o corpo como o espírito. Se a pergunta feita disser respeito a outra pessoa, o quartzo cor de rosa significa muitas vezes que esta precisa de cuidados.

•    
O rubi: é reputado por aumentar a energia, encorajar a amizade e favorecer a intuição, assim como por combater os resfriados e os problemas de circulação sanguínea.

•    
A safira: dá sorte aos apaixonados, é geralmente um amuleto, combate as doenças de ouvidos e os problemas gástricos; indica paz e harmonia.

•    
O topázio: ajuda a combater as insônias e contribui para a felicidade no amor, assim como combate as doenças dos ouvidos e as palpitações cardíacas; indica ao interrogador que deve agir com uma extrema prudência.

•    
A turquesa: protege contra a infelicidade, principalmente quando é oferecida, assim como combate as inflamações da garganta e os problemas de deglutição; pode significar contentamento e indica geralmente uma resposta positiva à pergunta feita.


Conclusão:


Descobrir os cristais é uma experiência incrível: cada um deles é absolutamente único e alguns são ideais para curar feridas e para guiar os seus passos.


Experimente os cristais, nem que seja apenas para desfrutar da sua beleza e procurar inspiração neles!


Gaste tempo encontrando as pedras que lhe correspondem e deixe-se levar pelos caminhos do bem-estar e da serenidade...


Desejo que encontre os cristais que sempre lhe ajudarão a aproveitar melhor a vida!

Horóscopo Junho por Maria Médium

Isabel,
Você nasceu dia 5 Junho 1959, não é verdade? Então, descubra logo o que os astros reservam para você neste mês de Junho.
Vida em geral
Para Junho, seu Número Pessoal de Poder é o 32. Pense em utilizá-lo em suas combinações de jogos. Oportunidades repentinas, ocasiões inesperadas e ofertas providenciais caracterizam este novo mês. Além disso, seu entusiasmo e criatividade estarão em plenitude. Sua grande empatia e profunda generosidade para com os outros atraem muitas amizades. Aproveite-as bem!

Vida emocional

Sua intuição e sexto sentido estão particularmente aguçados este mês. Não hesite em confiar neles, dado que serão conselheiros perfeitos. Mais que nunca, você tem vontade de ver coisas novas: novos rostos, novos ambientes... Deste modo, não hesitará em se deslocar para escapar à rotina do dia-a-dia e faz muito bem! Conte com encontros interessantes no domínio do amor.

Sua situação financeira

Junho será o mês da apoteose para você... Sua mente estará clara e o seu discurso conciso e pertinente. Você está em excelentes condições para concluir bem as suas negociações - por muito difíceis que sejam. Com brio, você fortalecerá o espírito de equipe em seu meio profissional. Novos projetos nascerão e terão todas as possibilidades de dar certo!

Sua vitalidade

Você está em plena forma e não lhe falta otimismo nem dinamismo. Com um moral assim, nenhum vírus ou bactéria conseguirá prejudicar o seu mês. Contudo, tenha o cuidado de ter uma alimentação equilibrada e de mastigar bem os alimentos. 
o.